Como Pesquisar

A Pesquisa no Instituto Federal de Brasília ocorre sempre por meio da realização de projetos. Periodicamente a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação lança editais para a seleção de projetos de pesquisa para fomento por meio dos diversos programas de pesquisa da instituição.

Via de regra, os projetos são submetidos nos editais por servidores do IFB que atuam como coordenadores e/ou orientadores, a depender da natureza do programa que fomenta o projeto.

Desta forma, estudantes interessados em participar de pesquisas devem entrar em contato com servidores que possuam projetos aprovados em editais ou que tenham planos de submissão de projetos em editais a serem lançados. Os estudantes podem procurar a Coordenação de Pesquisa do campus para verificarem servidores que possuam projetos.

Conheça os programas de pesquisa de acordo com seu vínculo com o IFB:

Estudante, você pode participar de projetos de pesquisa coordenados por servidores do IFB (docentes ou técnicos) que venham a ter projetos aprovados em editais dos seguintes programas (após o projeto ser aprovado, o servidor indica o estudante que receberá bolsa de iniciação científica ou de iniciação ao desenvolvimento tecnológico):

- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)

Para participar de projetos desse programa você deve ser estudante de curso de graduação do IFB, enquanto você estiver vinculado ao projeto receberá uma bolsa para os custos envolvidos no projeto.

- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af)

Para participar de projetos desse programa você deve ser estudante de curso de graduação do IFB que tenha ingressado na instituição por meio de ações afirmativas (cotas), enquanto você estiver vinculado ao projeto receberá uma bolsa para os custos envolvidos no projeto.

- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM)

Para participar de projetos desse programa você deve ser estudante de curso de médio/técnico do IFB, enquanto você estiver vinculado ao projeto receberá uma bolsa para os custos envolvidos no projeto.

- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI)

Para participar de projetos desse programa você deve ser estudante de curso de graduação do IFB, enquanto você estiver vinculado ao projeto receberá uma bolsa para os custos envolvidos no projeto.

Os editais são lançados anualmente e são divulgados na página do IFB na internet (www.ifb.edu.br).


Servidor docente ou técnico-administrativo do IFB, saiba como concretizar seus projetos de pesquisa! 

Servidor (docente ou técnico), para desenvolver seus projetos de pesquisa, submeta seus projetos aos editais lançados pela PRPI ou formalize as horas de pesquisa de sua carga horária com o registro do projeto na PRPI por meio da coordenação de pesquisa de seu campus.

Caso você queira envolver estudantes nos projetos, o vínculo dos alunos pode ocorrer de forma voluntária ou remunerada com bolsa. Em qualquer dos dois casos, o projeto de pesquisa precisa ser aprovado em algum dos editais dos programas de iniciação científica ou tecnológica da instituição: PIBIC, PIBIC-AF, PIBITI ou PIBIC-EM (verificar acima a natureza dos programas).

Caso seu projeto não envolva estudantes, a PRPI lança anualmente editais de outros programas de pesquisa:

Programa Institucional de Apoio e Consolidação de Grupos de Pesquisa (Progrupos)

Destinado a apoiar os pesquisadores e grupos de pesquisa certificados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) na manutenção de suas atividades de pesquisa, extensão, desenvolvimento tecnológico e inovação.

Servidor (docente ou técnico), para desenvolver seus projetos de pesquisa, submeta seus projetos aos editais lançados pela PRPI ou formalize as horas de pesquisa de sua carga horária com o registro do projeto na PRPI por meio da coordenação de pesquisa de seu campus.

Caso você queira envolver estudantes nos projetos, o vínculo dos alunos pode ocorrer de forma voluntária ou remunerada com bolsa. Em qualquer dos dois casos, o projeto de pesquisa precisa ser aprovado em algum dos programas de iniciação científica da instituição.

Caso seu projeto não envolva estudantes, a PRPI lança anualmente editais de outros programas de pesquisa:

Fábrica de Ideias Inovadoras do IFB

Programa destinado a estimular a pesquisa aplicada e o contato de servidores e estudantes com a cultura e os processos relacionados com a inovação tecnológica e a propriedade intelectual.